Chorando: O que a Bíblia diz

Ao crescer, os meninos costumam dizer que os meninos grandes não choram. Mas é isso que a Bíblia diz? Qual é a perspectiva de Deus sobre choro e lágrimas? 

Chorando: O que a Bíblia diz

Por Mike Bennett

Estranhamente, alguns dos meus versículos bíblicos favoritos mencionam choro e lágrimas. Mas isso começa a fazer sentido quando você observa que alguns desses versículos mencionam o choro como uma coisa do passado.

Não é que eu chore muito agora, embora, como este artigo mostre, talvez eu deva. Eu cresci pensando que os caras não deveriam chorar e que se as lágrimas ardiam em seus olhos, você precisava escondê-las e desviar a atenção.

A Bíblia não diz que homens de verdade não choram

Mas quando você estuda o que a Bíblia diz sobre o choro, descobre que ela não possui regras diferentes para homens e mulheres, e não diz que garotos grandes ou homens de verdade não choram.

De fato, muitos dos heróis da Bíblia, homens e mulheres, têm suas lágrimas registradas.

A Bíblia diz que Rute  ( Rute 1: 9 ), Ana ( 1 Samuel 1: 7 , 10 ), Ester ( Ester 8: 3 ), Maria Madalena ( João 20:11 ) e as viúvas em Jope ( Atos 9:39 ) choraram , entre outras mulheres fiéis. 

Mas também tem uma longa lista de homens fiéis que choraram. Estes incluem Jó ( Jó 16:20 ), José ( Gênesis 43:30 ), Davi e Jônatas ( 1 Samuel 20:41 ), Eliseu ( 2 Reis 8: 10-12 ), Ezequias ( 2 Reis 20: 5 ), Jeremias ( Jeremias 9: 1 ; 13:17 ), Neemias ( Neemias 1: 4 ), Paulo ( Atos 20:19 ), Timóteo ( 2 Timóteo 1: 4 ), João ( Apocalipse 5: 4 ) e o próprio Jesus Cristo ( João 11 : 35 ; veja o post do blog “ Jesus chorou ”).

Os verdadeiros homens de Deus não tinham medo de chorar. De fato, muitas vezes Deus ficou satisfeito com as atitudes e emoções por trás das lágrimas de pessoas fiéis - homens e mulheres.

Ciência e estatística

Observe que pesquisas e biologia não apóiam a idéia de que os homens não devem ou não devem chorar, mas mostram algumas diferenças e possíveis razões.

Lorna Collier escreveu no artigo da revista American Psychological Association "Porque Choramos ":

“Na década de 1980, o bioquímico William H. Frey, PhD, descobriu que as mulheres choram uma média de 5,3 vezes por mês, enquanto os homens choram uma média de 1,3 vezes por mês, com o choro definido como qualquer coisa, desde olhos úmidos a soluços intensos. Essas médias ainda parecem ser as mesmas, sugere pesquisas mais recentes, incluindo trabalhos de Lauren Bylsma, PhD, da Universidade de Pittsburgh ( Journal of Research in Personality , 2011).

“Biologicamente, pode haver uma razão pela qual as mulheres choram mais que os homens: a testosterona pode inibir o choro, enquanto o hormônio prolactina (observado em níveis mais altos nas mulheres) pode promovê-lo. Mas o desejo de chorar não é toda a natureza. Um estudo com pessoas em 35 países constatou que a diferença entre a frequência com que homens e mulheres choram pode ser mais acentuada em países que permitem maior liberdade de expressão e recursos sociais, como Chile, Suécia e Estados Unidos. Gana, Nigéria e Nepal, por outro lado, relataram taxas de lágrimas apenas ligeiramente mais altas para as mulheres ( Cross-Cultural Research , 2011). ”

Chorar pode ser bom ou ruim

Primeiro as más notícias. A Bíblia não tem nada de bom a dizer sobre alguns tipos de choro. As lágrimas manipulativas da esposa de Sansão não fizeram nada de bom ( Juízes 14: 16-17 ). As lágrimas de pena de Esaú não mostraram verdadeiro arrependimento ( Hebreus 12:17 ). E em muitas passagens o pior destino de todos para os incorrigivelmente maus que não se arrependem é ser expulso com “choro e ranger de dentes” ( Mateus 8:12 ; 22:13 ; 24:51 ; 25:30 ).

Mas a Bíblia muitas vezes mostra choro em uma boa luz, com um resultado positivo.

  • Um homem cujo filho estava sofrendo “gritou e disse com lágrimas: 'Senhor, creio; ajude a minha incredulidade! '”(Marcos 9:24). E Jesus curou o menino.
  • A mulher pecadora que lavou os pés de Jesus com suas lágrimas foi verdadeiramente arrependida e recebeu perdão (Lucas 7:38, 47-50).
  • Pedro “chorou amargamente” depois de negar Jesus três vezes, mas isso levou a um verdadeiro arrependimento e mudança (Mateus 26:75; João 21: 15-19).
  • Até Jesus orou "com gritos e lágrimas veementes" e foi ouvido por Deus e "aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu" (Hebreus 5: 7-8).
  • E Jesus prometeu a seus discípulos que, embora "chorassem e lamentassem" sua morte, "sua tristeza será transformada em alegria" (João 16:20).

Bênçãos para quem chora

Às vezes até nos mandam chorar.

Ezequiel registrou uma profecia mostrando a expectativa de Deus de Seu povo vivendo em tempos ruins, e isso inclui chorar. “E o SENHOR lhe disse: 'Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e põe uma marca nas testas dos homens que suspiram e choram por todas as abominações que são feitas dentro dela'” (Ezequiel 9: 4, ênfase adicionada). O choro também pode ser traduzido como "gemido" (Versão Padrão) ou "lamento" (Nova Versão Internacional).

Deus odeia os pecados e abominações que estão levando à destruição do nosso mundo, e Ele quer que Seu povo esteja suspirando e chorando. Quando olhamos para ele da perspectiva dele e reconhecemos a dor e o sofrimento que o pecado causa, seremos emocionalmente afetados por ele. Ele quer que oremos fervorosamente pelo fim desta era maligna e pela vinda de Seu Reino. (Veja mais sobre isso em nosso artigo “ Por que orar 'venha o teu reino'? ”)

apóstolo Paulo incentivou a unidade dos cristãos, que inclui a disposição de "se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram" (Romanos 12:15).

O apóstolo Paulo incentivou a unidade dos cristãos, que inclui a disposição de "se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram" (Romanos 12:15). Para fazer isso, precisamos crescer em amor e compaixão fraternos - aspectos de caráter cristão (versículo 10; 1 Pedro 3: 8).

Os cientistas estudaram os efeitos da empatia e a falta dela naqueles que estão chorando. O artigo da American Psychological Association observa:

Por que você chora e quem o vê parece fazer a diferença se chorar ajuda ou prejudica seu estado emocional ( Journal of Research in Personality , 2011). No estudo, [Lauren Bylsma] e colegas descobriram que era mais provável que chorar fizesse as pessoas se sentirem melhor quando tivessem apoio emocional (como um amigo próximo), se estivessem chorando devido a um evento positivo ou se o choro o levasse. a uma resolução ou um novo entendimento da situação que os levou a chorar em primeiro lugar. Os chorões se sentiam piores se sentiam vergonha ou vergonha de chorar, se estavam com pessoas que não apoiavam ou se choravam porque viam sofrimento. ”

Ninguém quer sofrer, mas o sofrimento em conjunto cria laços de unidade cristã que trazem benefícios imediatos e eternos (1 Coríntios 12:26).

Algum dia o choro vai acabar

Felizmente, chorar é apenas temporário. Algum dia será uma lembrança distante.

Jesus ensinou: “Bem-aventurados os que choram agora, porque rirão” (Lucas 6:21). Os que choram “serão consolados” (Mateus 5: 4).

Como Davi disse: "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" (Salmo 30: 5).

Deus promete um tempo futuro em que todas as lições humanas foram aprendidas, os pecados foram superados e os males foram removidos. Então:

“Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos; não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro. Não haverá mais dor, pois as coisas anteriores já passaram ”(Apocalipse 21: 4).

Que Deus acelere esse dia!

Explore o que a Bíblia diz sobre chorar ainda mais lendo estas postagens do blog:

Barra lateral: “Eu me apaixonei pela crença de que não chorar te fez duro”

De alguma forma, quando eu cresci, me apaixonei pela crença de que não chorar o tornava duro. Se for esse o caso, sou bastante resistente porque não choro há anos, com exceção de descascar cebolas. Eu costumava pensar que era muito duro.

Então comecei a olhar para aqueles que choravam. Homens e mulheres que tinham doenças graves que você não podia contar olhando para elas. Pessoas que doavam até não terem mais nada para doar e depois doavam um pouco mais. Quando as coisas ficaram difíceis, muitos dos que choraram ficaram fortes.

E a Bíblia diz que "há um tempo para chorar" e que "Jesus chorou".

A verdade é que algumas das pessoas mais fortes que conheço choram com frequência. E eu, com a minha falta de lágrimas? Essa é a minha fraqueza. Chorar mostra emoção e quem realmente somos. Embora possa ser exagerado, chorar não é uma coisa ruim.

E não chorar não significa que somos mais duros que a maioria. Pode significar que somos muito fracos para deixar escapar essas emoções, para deixar as pessoas nos verem como realmente somos. Tudo é armazenado dentro e coberto por uma das máscaras mais eficazes: um sorriso que garante a todos que tudo está certo com o mundo.

Não sou forte o suficiente para deixar o mundo inteiro me ver completamente como realmente sou, enquanto talvez aqueles que choram sejam.

Se você é alguém que chora, pode ser mais forte do que pensa.

—Joshua Travers

 

https://lifehopeandtruth.com/life/christian-living/crying/

 

Para imprimir